Terça-feira de Carnaval na Piedade
« A Freguesia da Piedade tem como tradição o "Bando" ou o "Testamento do Burro", com a distribuição dos seus membros e órgãos pelos parceiros mais contestatários. E não passa de cena hilariante.
Por aqui, que me lembre, somente um caso fortuito, nos anos trinta. Porque os figurantes punham a ridículo o clero trajando vestes talhares e procurando desconhecer um edital da Autoridade Administrativa que isso proibia, aquela autoridade mandou-os prender e passaram uma noite na cadeia. Porém, no dia imediato, foram postos em liberdade e nada mais aconteceu.
Os ditos mascarados, (muitas vezes nem máscara usavam).
Aproveitavam factos ocorridos no ano, até mesmo familiares, para os trazer a público de maneira jocosa, mas sem referir nem locais nem pessoas. Serviam de divertimento sem, contudo, ridicularizarem, diretamente, as pessoas. Note-se, porém, que nas danças não entrava o elemento feminino. Eram os homens que trajavam de mulheres a fazer o papel destas. Outros tempos...
Nos chamados dias de Entrudo exibiam-se, pelas localidades, danças com argumentos picarescos que causavam a hilaridade dos assistentes. Por vezes, percorriam as freguesias da ilha e, simultaneamente, aproveitavam para disfrutar, enviando farinha àqueles que se aproximavam. Não era costume usar água, até porque esse líquido, naqueles recuados tempos, não abundava. Outros, mais cerimoniosamente, usavam pó de arroz...
As danças, os jogos ou encontros de carnaval davam-se durante o dia, mais propriamente na segunda e terça-feira. À noite, era nas casas que recebiam máscaras, que se juntavam as famílias, os vizinhos e amigos para "ver mascarados". Aí não se "entrudava". Só se viam as máscaras ou se bailava, normalmente a chamarrita e, ainda, os "bailes de roda", danças antigas de grande efeito e exibição artística, um tanto difíceis de executar e que, praticamente, desapareceram. »
Texto por Ermelindo Ávila
Atualmente esta tradição ainda se mantém onde miúdos e graúdos da freguesia a vivem com a maior alegria e boa disposição possível.










